apoio

 Boehringer Ingelheim | Lilly

Investigação focada nos corpos carotídeos para diagnóstico precoce de disfunção metabólica

Investigação focada nos corpos carotídeos para diagnóstico precoce de disfunção metabólica

A Dr.ª Marlene Lages avançou, em entrevista à News Farma, pormenores sobre o trabalho “The CBmeter pilot study: assessment of carotid body function aimed at early diagnosis of metabolic dysfunction”, que foi apresentado em formato de póster na EASD 2020. Assista ao vídeo.

Vídeo

“Este trabalho está focado nos corpos carotídeos, que são órgãos quimiossensores localizados na bifurcação das artérias carótidas e que classicamente estão relacionados. São quimiossensores de oxigénio, dióxido de carbono e de PH, mas trabalhos recentes realizados em estudos animais demonstraram que para além desta fisiologia clássica também são sensores metabólicos. Colocou-se, assim, a hipótese de estarem envolvidos na etiologia das doenças metabólicas”, disse a Dr.ª Marlene Lages, estudante de doutoramento na Universidade do Porto e nutricionista.
Atualmente, “não existe nenhum dispositivo médico que estabeleça a relação entre a função metabólica destes órgãos com o desenvolvimento de doença metabólica e é precisamente isso que estamos a tentar fazer com este trabalho, através da junção de vários sensores que nos permitem fazer um cálculo da frequência cardíaca, da frequência respiratória e valores da glucose intersticial”, explicou a Dr.ª Marlene Lages. “Estes valores são analisados através de um software, que foi desenvolvido pela nossa equipa, cujo objetivo é determinar padrões de doença e que seja detetada precocemente”, acrescentou.
Para a nutricionista, divulgar este trabalho num congresso de referência na área é uma oportunidade para aumentar a rede de contactos e inclusive obter feedback da investigação.

terça-feira, 22 setembro 2020 17:53
Posters


Newsletter

Receba em primeira mão todas as notícias